sábado, 5 de outubro de 2013

UM TURNO, QUANTA DIFERENÇA...

(Foto: Reprodução/Allan Costa Pinto/PRon)
Neste domingo (6), Atlético -PR e Coritiba voltam a se enfrentar pelo campeonato brasileiro. Porém, a situação de cada clube na tabela de classificação é bem diferente do clássico do primeiro turno. No dia 14/07/2013 o ATLETIBA foi disputado no Couto Pereira e afrontava um Coritiba vice líder contra um Atlético-PR vice lanterna. Na ocasião, o Verdão ainda estava invicto no campeonato e havia perdido a liderança na rodada anterior, do outro lado o Furacão tinha demitido Ricardo Drubscky e foi comandado pelo interino Alberto Valentim. O Rubro-Negro não havia ganho nenhuma partida em Curitiba ainda.

As manchetes dos principais veículos de comunicação da época podem ser utilizadas atualmente, mas com uma inversão de papéis. Na véspera do clássico do primeiro turno, a matéria de capa do Portal Paraná Online trazia "Coritiba e Atlético duelam por objetivos distintos no Brasileiro". No globoesporte.com o pré jogo dizia "Atletiba marca encontro dos times na briga entre céu e inferno na Série A". Se abríssemos estes portais hoje e encontrássemos estas notícias não se assustaríamos, pois a colocação das equipes podem ser traduzidas destas maneiras.

Vágner Mancini  foi um dos responsáveis pela acensão
atleticana (Foto: Reprodução/ Esporte Jundiaí)
Nas 19 rodadas seguintes, o Atlético-PR somou 35 pontos enquanto que o Coritiba somou apenas 19. O Rubro-Negro marcou 31 gols e sofreu 21, já o Coxa balançou as redes 20 vezes e sofreu 27 gols. Para o Furacão, o ATLETIBA do primeiro turno foi um divisor de águas. O clube que foi assumido por Vagner Mancini, conquistou uma sequência de mais de 10 jogos sem derrota e chegou a vice liderança da competição. Hoje, o Rubro-Negro é o quarto colocado com 41 pontos. Para o Coritiba o clássico não foi o divisor da boa sequência, o time continuou até a 11ª rodada invicto, quando perdeu para o Cruzeiro no Mineirão. Porém, com muitos desfalques o time caiu de rendimento e despencou na tabela. Atualmente o Vedão é o 15º colocado com 31 pontos.

Os discursos dados por alguns jogadores antes do clássico do primeiro turno, também podem ser usados agora, mas em posições contrárias. "Tem a distância na classificação, mas, se não fizermos prevalecer essa vantagem dentro de campo, não vai adiantar de nada" afirmou Victor Ferraz, lateral direito do Coritiba. Weverton, goleiro do Atlético-PR, declarou "Temos que nos dedicar e procurar fazer o máximo para vencer. É uma oportunidade para mudarmos nossa situação", finalizou. 

Alto número de lesões e suspensões, atrapalharam o Coritiba
(Foto: Reprodução/ Antonio More/ Gazeta do Povo)
Poucos imaginavam uma mudança de cenário tão grande em apenas um turno do campeonato. Se compararmos as escalações do primeiro ATLETIBA com os prováveis times do jogo de domingo (6), percebemos que os times pouco mudaram. No Atlético-PR, além da troca da comissão técnica, as principais mudanças para esta partida serão por causa de suspensões, o time do primeiro turno tinha: Weverton; Leo, Manoel, Luiz Alberto, Pedro Botelho; Bruno Silva, João Paulo, Juninho, Everton; Ederson; O Coritiba mudou recentemente o técnico, o onze titular do Coxa na época tinha: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico, Diogo; Junior Urso, Robinho, Botinelli, Alex; Everton Costa e Deivid. As substituições no Coxa seguem sendo por causa de lesões.   

Apesar de no papel as coisas terem sido pouco alteradas, dento de campo muita coisa mudou. O que antes era um céu Verde e Branco, agora é Vermelho e Preto. E lá embaixo, o rebaixamento que assustava o Furacão, recém chegado na série A, hoje começa a causar pesadelos no Coxa. Depois do clássico do returno, restarão apenas 12 rodadas para o final do campeonato. Uma recuperação para a conquista de algum objetivo é bem mais complicado com menos partidas e uma vitória no ATLETIBA passa a ser fundamental para ambas equipes.  

Por @Gui__Becker