quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ADVERSÁRIO EM PAUTA: ITAGUÍ DITAIRES - COL

O Coritiba enfrenta na fase de oitavas de final da Copa Sul-Americana o Itaguí da Colômbia. O adversário é um clube fundado em novembro de 1991 com o nome de Desportivo Industrial Itaguí, sediado na cidade com mesmo nome. Porém, após várias mudanças de nome, em 2008 o registro foi adquirido por novos patrocinadores e passou a se chamar Corporação Desportiva Itaguí Ditaires. Conhecido como Águias Douradas, a equipe manda seus jogos no Estádio Metropolitano Ditaires que tem capacidade para 12 mil torcedores.

O Itaguí foi a primeira equipe da história a chegar à final da Copa da Colômbia disputando a segunda divisão do campeonato nacional, em 2010. Apesar de ficar com o vice, perdendo a final para o Deportivo Cali, o time eliminou grandes equipes da Colômbia como Atlético Nacional de Medelín, Milionários e Tolima. Ainda em 2010, o time garantiu o acesso para a primeira divisão do Campeonato Colombiano, do ano seguinte. A boa campanha do time no segundo semestre de 2012, garantiu a equipe para a disputa da Copa Sul-Americana 2013.

Este é o primeiro torneio internacional que a equipe disputa. A classificação para a terceira fase já é considerada histórica para o time. Na primeira rodada a equipe eliminou o Juan Aurich (PER) vencendo as duas partidas (3x0 na Colômbia e 3x2 no Peru). Na segunda fase, o River-Plate (URU) foi a vítima. Após vencer em casa por 1x0, o time colombiano segurou o 0x0 no Uruguai, graças ao goleiro argentino Osvaldo Cabral que garantiu o zero no placar.

Atualmente a equipe é a sétima colocada no Campeonato Colombiano com nove pontos em cinco jogos. Porém, os triunfos foram contra equipes de pouca expressão na Colômbia que ocupam a parte de baixo da tabela (2X1 Cúcuta, 1x0 Huila e 2x0 Quindio). As derrotas foram para o Santa Fé, 2x1 fora de casa, e para o Atlético Nacional, 4x0 dentro de casa. Até aqui, a equipe fez seis gols e sofreu sete,  o artilheiro da equipe é Diego Cabrera com dois gols. O próximo jogo é domingo (01) contra o Deportivo Cali fora de casa, às 17h30 (horário local).

Pela Copa da Colômbia deste ano, os Águias foram eliminados na primeira fase. Com um desempenho ruim, em quatro jogos a equipe perdeu três (Atlético Nacional 3x0, Rionegro 2x1 e Independente Medelín 1x0) e empatou uma (Jaguares 1x1). Com apenas um ponto, o Itaguí não avançou para a segunda fase.
 
O modesto estádio metropolitano da cidade só possui arquibancadas em uma curva
e em uma das retas (Foto:Divulgação/Itaguí)

Jorge Luis Bernal é o técnico da equipe. Com uniforme predominantemente dourado, calções e meiões pretos a chegada à terceira fase da Sul-Americana é considerada surpreendente. Enfrentar um time do Brasil é visto como um dos maiores desafios da história do Itaguí. O sorteio do mando de campo contra o Coritiba ainda não foi realizado, mas a primeira partida provavelmente ocorrerá na última semana de setembro.
A cidade de Itaguí faz parte da região metropolitana de Medelín, e é cercada por
belas montanhas (Foto: Divulgação/Itaguí)
.

Fonte: Site oficial Itaguí
          Site canal RCN Television

Curta nossa página no Facebook e receba todas as informações em seu feed de atualizações.

Por @Gui__Becker