sexta-feira, 5 de julho de 2013

O Show do Brasilerão está de volta


Após uma parada de mais de 20 dias para a disputa da Copa das Confederações, os clubes brasileiros tiveram tempo para contratarem, testarem novas táticas e uns até ganharam estádios novos. Agora, o  campeonato de futebol mais disputado do mundo volta pra valer. São 35 rodadas, 350 jogos e mais de 31.500 minutos de pura emoção até descobrirmos o Campeão Brasileiro de 2013. O retorno do futebol vem com uma novidade também. Os clubes podem levar para o banco de reservas 12 jogadores e não apenas 7 como antes. A autorização é uma medida já utilizada pela FIFA em competições internacionais. O número de substituições continua o mesmo (3). Novas Arenas, utilizadas na Copa, também serão uma atração para os torcedores.


Como a parada foi longa, o Gol de Pauta fez um resumo do que o seu clube e seus rivais fizeram na parada. Confira os próximos confrontos, quem chegou e quem foi embora. Na ordem de classificação, veja as principais notícias dos 20 clubes do Brasileirão.

Alex é o principal responsável pela liderança do Coritiba
(Foto: divulgação)
CORITIBA: O Verdão é o líder do campeonato. Fato que não acontecia desde 2002, o torcedor Coxa-Branca está curtindo a liderança há exatos 30 dias. A única contratação do líder foi o lateral argentino Raul Ibérbia (ex-Estudiantes). O Coxa teve uma grande perda, o meia Rafinha (Al-Shabab) foi para o futebol árabe. Patric (Sport), Pereira (Sport) e Eltinho (Náutico) deixaram Curitiba em direção a Pernambuco. O atual líder, único time que ainda não perdeu no campeonato, enfrenta sábado, às 18h30, o Flamengo. O palco desta partida será o Estádio Mané Garrincha em Brasília.


VITÓRIA: Segundo colocado na classificação, o Vitória espera continuar entre os primeiros colocados nesta sequência de campeonato. Para isso, o técnico Caio Jr aguarda reforços. O clube baiano apresentou, até agora, apenas o lateral Daniel Borges. Neste tempo de parada, o Rubro-Negro perdeu dois jogadores, o lateral-direito Marcos - que foi para o Ceará - e o zagueiro Dankler, agora do Botafogo. O próximo confronto do Leão será contra o Goiás, no Serra Dourada, domingo (7), às 16h. O time deve ir à campo com: Wilson; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Danilo Tarracha; Michel, Luís Cáceres, Renato Cajá e Escudero; Maxi Bianchucci e Dinei.


Clássico Carioca será disputado em Pernambuco.
Procura por ingressos foi grande até o momento 
(Foto: divulgação)
BOTAFOGO: O Glorioso ocupa a 3ª colocação do campeonato, porém, sofreu perdas na parada. Andrezinho (Tianjin Teda – China), Fellype Gabriel (Sharjah), e Jadson (Udinese) deixaram o clube. A única contratação do alvinegro foi o zagueiro Dankler (ex-Vitória). Nesta volta o clube já tem pela frente um clássico. Botafogo e Fluminense duelam domingo às 18h30 na Arena Pernambuco. A provável escalação do Fogão para esta partida é: Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Júlio Cesár; Gabriel, Marcelo Mattos, Vitinho, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques.


FLUMINENSE: O Tricolor carioca soma 3 vitórias e 2 derrotas. Com 9 pontos o time das laranjeiras ocupa a 4ª colocação. O clube volta forte para a competição com o retorno de Diego Cavalieri, Jean e Fred. Este um dos artilheiros da Copa das Confederações. Os cariocas perderam dois jogadores. Ricardo Berna (Náutico) e Wellington Nem (Shakhtar Donetsk) deixaram o Rio. O Fluminense enfrenta o Botafogo na Arena Pernambuco neste domingo, às 18h30.


CRUZEIRO: A Raposa teve um início razoável. Com 2 vitória, 2 empates e 1 derrota, os mineiros ocupam a 5ª colocação com 8 pontos. O clube mineiro não apostou muito em contratações, promoveu apenas uma troca com o Palmeiras. Mandou Ananias para o palestra e recebeu em troca o meia Sousa. O Cruzeiro faz a partida balada, sábado 21h00, contra a Portuguesa no Canindé. Para este jogo, a Raposa entrará à campo com: Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton Souza, Éverton Ribeiro e Diego Souza; Luan e Vinícius Araújo.

Ney Franco deixou o comando do
tricolor na véspera da retomada
do campeonato
SÃO PAULO: A grande novidade do tricolor paulista foi anunciada ontem (5), Ney Franco não faz mais parte da comissão técnica do clube. Muricy Ramalho é o grande nome para assumir o time. A grande contratação do São Paulo nesta parada da Copa das Confederações foi o lateral Clemente Rodríguez, ex Boca Juniors. Mas o lateral não poderá estrear no clássico, por conta de pendências na Argentina. A grande baixa da equipe foi a saída do zagueiro Paulo Miranda, que deixou o clube essa semana em direção a França, ele vestirá a camisa do Olympique de Marselha. Para o clássico contra o Santos, no Morumbi, a provável escalação será: Rogério Ceni; Caramelo, Lúcio, Rafael Toloi e Juan; Denílson, Rodrigo Caio, Ganso e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano.

GRÊMIO: A principal novidade na equipe gaúcha foi a chegada do técnico Renato Portaluppi, depois que Luxemburgo foi demitido no dia 29 de junho. O tricolor teve algumas baixas no elenco, como a saída do volante Fernando - que estava na seleção brasileira - agora atleta do Shakhtar Donetsk. Em compensação, trouxe o meio-campo Riveros, ex-Kayserispor da Turquia. Para a partida contra o Atlético-PR, neste sábado (6), em Curitiba, o técnico gaúcho não poderá contar com o recém contratado, já que o clube turco atrasou a rescisão e o jogador não foi regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. O provável Grêmio para a partida contra o Atlético-PR é: Dida; Moisés, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano, Souza, Guilherme Biteco e Zé Roberto; Vargas e Barcos.
Fonte Nova, palco da disputa 
do terceiro lugar da
Copa das Confederações 
(Foto: uol.com)

BAHIA: O tricolor da boa terra teve um início de campeonato preocupante, mas se recuperou, e hoje está a três pontos da liderança. A grande contratação do clube foi o atacante do São Paulo, Wallyson. Também chegaram o volante Rafael Miranda (ex-Marítimo) e o meia Fabrício (ex-Juventude).  O clube não perdeu nenhum jogador e sonha alto na competição. O tricolor, que ocupa a 8ª colocação, recebe o Corinthians domingo (7), às 16h, na Arena Fonte Nova. O provável time é: Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Fonseca e Raul; Fahel, Rafael Miranda, Hélder e Anderson Talisca; Marquinhos Gabriel e Fernandão.

VASCO: Nono colocado na tabela, o clube tem problemas. Com salários de jogadores e funcionários atrasados, o clube anda em crise. Para a sequência do campeonato o Vasco contratou o atacante Reginaldo, que veio do Siena, da Itália. Para o jogo contra o Internacional, no domingo (7), às 16h, o técnico Paulo Autuori deve manter a base do time que empatou com o Bahia, pela 5ª rodada do Brasileirão. Carlos Alberto fica fora da partida por conta de julgamento por doping. O provável time é: Michel Alves; Elsinho, Renato Silva, Rafael Vaz e Yotún; Abuda, Sandro Silva, Dakson e Alisson; Edmílson e André.

Wellington Paulista chega
pensando na artilharia
(Foto: João Lucas Cardoso)
CRICIÚMA: O Tigre ocupa a 10ª colocação e foi um dos clubes que mais aproveitou para contratar durante a parada. Ao todo, foram seis contratações. Chegaram: Wellington Paulista (ex-West Ham), Cassiano (ex-Internacional), Leonardo Moura (ex-Atlético GO), Tony (ex-Grêmio), Serginho (ex-Atlético MG) e Morais (ex-Atlético MG). Por outro lado, o Tricolor de Santa Catarina perdeu o meia-atacante Tartá (Goiás). O Criciúma enfrenta o Atlético MG em Belho Horizonte, às 18h30, deste domingo(7). O Criciúma deve ir à campo com: Bruno; Sueliton, Matheus Ferraz, Ewerton Páscoa e Marlon; Amaral, Elton e João Victor; Lins, Wellington Paulista e Morais.

INTERNACIONAL: O jogo que marca o reinício do Brasileirão para o Internacional será contra a equipe do Vasco, domingo (7), às 16h, no Estádio Centenário. Dois titulares deixaram a equipe nesta parada, o meio-campo Fred foi para o Shakhtar Donetsk e o zagueiro Rodrigo Moledo para o Metalist. Vindo da Ucrânia, Alan Patrick chega neste sábado (6), para a realização de exames no clube gaúcho. Leandro Damião segue no DM. Outra novidade é que o colorado fechou parceria com o Novo Hamburgo para que o Estádio do Vale seja sua segunda casa - além do Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Por estar localizado à apenas 43,5 km da capital Porto Alegre, o clube torce para que a CBF autorize a utilização do estádio. A equipe base do Inter nesta temporada é: Muriel; Gabriel, Índio, Juan, Klebér; Airton, Fabrício, Josimar e D'Alessandro; Jorge Henrique e Fórlan.

PORTUGUESA: A Lusa joga contra o Cruzeiro, no sábado(6), às 21h, no Canindé. Para a sequência do Campeonato Brasileiro o clube paulista trouxe vários reforços. Os meio-campos Cañete, Washington e Bruno, além do goleiro Lauro, ex- Internacional. O provável time que enfrenta a raposa é: Gledson; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Ivan; Ferdinando, Correa, Souza e Cañete; Matheus e Diogo.

CORINTHIANS: O Timão teve um início de campeonato abaixo da média e ocupa a 13ª colocação, com 6 pontos. O time que venceu o São Paulo nesta quarta (03), no Morumbi pela Recopa Sul-Americana, teve uma das maiores perdas do futebol brasileiro, Paulinho foi negociado com o Tottenham. Giovanni (Ponte Preta) e Jorge Henrique (Internacional) também deixaram o clube. Íbson (ex-Flamengo) foi a única contratação. O Corinthians enfrenta o Bahia domingo(7), às 16h, na Arena Fonte Nova.

Flamengo mandará seu segundo jogo no 
Mané Garrincha.
Bons públicos animam a diretoria
(Foto: Lula Marques)
FLAMENGO: O Rubro-Negro carioca teve um início conturbado. E, durante a pausa, os maiores movimentos da diretoria foram fora das quatro linhas. Mano Menezes foi contratado para tentar colocar o clube no caminho das vitórias. Dentro de campo, o Urubu teve duas baixas. Íbson (Corinthians) deixou o clube e Renato Abreu teve um grande desentendimento, e foi dispensado. Mas como a diretoria está com problemas financeiros, notificou o jogador para voltar a treinar. Pra voltar em grande estilo, nada melhor que encarar o líder da competição. Flamengo e Coritiba se enfrentam sábado(6), as 18h30, em Brasília, no estádio Mané Garrincha. Palco da abertura da Copa das Confederações e que já tem mais de 41 mil ingressos vendidos para o duelo.

ATLÉTICO-PR: Para a sequência do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro paranaense trouxe reforços. Foram dois meio-campos, Marcelo Palau e Bruno Silva. Além de três atacantes, Dellatorre, Lipi e Pedro Gusmão. Dois laterais-esquerdos deixaram o clube, Vinícius e Heracles. O time paranaense busca, pelo menos, um lateral-esquerdo e um zagueiro. O Furacão enfrente o Grêmio, sábado (6), às 18h30, na Vila Capanema. O clube também anunciou essa semana os novos valores de ingressos, os preços variam entre R$150 e R$200. A provável escalação é: Weverton; Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Bruno Silva, João Paulo, Felipe, Zezinho e Evérton; Ederson.

SANTOS: Com a saída do técnico Muricy Ramalho, o peixe ainda procura um substituto. Sem contar com Neymar - novo contratado do Barcelona - o alvinegro busca reforços para sair de perto da zona de rebaixado. Com apenas cinco pontos, o Santos é o 16º colocado da classificação. Além disso, o clube aguarda a confirmação da saída do goleiro Rafael, que deve ser o novo reforço do Napoli. Quem chegou foi o lateral-esquerdo, Eugenio Mena. Mas o chileno não poderá estrear no clássico de domingo (7), contra o São Paulo, às 16h, pois ainda precisa resolver pendências no Chile. A equipe paulista deve entrar à campo com: Aranha; Rafael Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Leandrinho, Cícero e Montillo; Neilton e Willian José.

GOIÁS: O Esmeraldino parou em estado de alerta. Com apenas 5 pontos e na zona de rebaixamento, ocupando a 17ª colocação, o time do cerrado precisava contratar, mas... Somente o meia Tartá (ex-Criciúma) chegou. Por outro lado ainda perdeu Rychely, para o Ceará.  O Goiás recebe o vice-líder, Vitória, domingo(7), às 16h, no Serra Dourada. A equipe deve ir à campo com: Edson; Clayton Sales, Ernaldo, Rodrigo e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Renan Oliveira e Hugo; Erik e Walter.

Cuca já teve noites mais tranquilas
no comando do Galo (Foto divulgação)
ATLÉTICO-MG: O clima na Cidade do Galo não é dos melhores. O time foi derrotado pelas semifinais da libertadores, por 2x0, para o Newell’s, na Argentina. E agora precisa reverter a vantagem no Independência. O clube sensação do primeiro semestre não trouxe ninguém durante a pausa e ainda liberou dois jogadores, Serginho e Morais, ambos para o Criciúma. O Atlético poupou jogadores nas primeiras rodadas e hoje ocupa apenas a 18ª colocação. Nesta volta, mais uma vez manda os reservas a campo. O confronto é domingo(7), às 18h30, no Independência contra o Criciúma.

NÁUTICO: De casa nova, a Arena Pernambuco, o Náutico enfrenta a Ponte Preta, no sábado (6), às 18h30, buscando a recuperação na classificação. Vice lanterna, o Timbu se reforçou para este retorno de campeonato, trouxe três estrangeiros: Jonatas Belusso, Ângelo Peña e Juan Emanuel Oliveira. Além do técnico Zé Teodoro - que fará sua estreia no comando do alvirrubro - e do goleiro Ricardo Berna, ex Fluminense. A provável escalação do time pernambucano para a sexta rodada é: Gideão; Auremir, William Alves, Luiz Eduardo e Douglas Santos; Magrão, Dadá, Rodrigo Souto e Derley; Jonatas Belusso e Rogério.

PONTE PRETA: Último colocado na classificação o time alvinegro busca a recuperação nesta volta do Campeonato Brasileiro. O técnico Paulo César Carpegiani, que estreia no comando da Macaca, não conta mais com Cicinho, Cléber e Bruno Silva. Dois reforços estrangeiros chegaram, o meia argentino Brian Sarmiento e o lateral-direito peruano, Luís Advíncula. A Ponte enfrenta o Náutico, no sábado (6), às 18h30, na Arena Pernambuco. A equipe deve ir à campo com: Roberto; Artur, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Paulo Roberto, Luis Ramírez e Chiquinho; Rildo e Willian.