Dellatorre marcou o seu primeiro gol no Atlético Foto: Gustavo Oliveira / Site Oficial |
Mandante do confronto, a Lusa começou melhor. Mas foi o Furacão quem abriu o placar, logo no começo da partida. Após escanteio cobrado por Paulo Baier, Luiz Alberto desviou, e a bola sobrou para o zagueiro Manoel, que só teve o trabalho de empurrar para as redes, 1 a 0. A Portuguesa era melhor no jogo, tocava a bola e chegava com perigo à meta do goleiro Weverton. Aos 11 minutos, os mandantes chegaram ao empate.
Também aproveitando cobrança de escanteio, o zagueiro Moisés Moura cabeceou para as redes, 1 a 1. Dez minutos depois, os paulistas chegaram à virada. Manoel fez falta dentro da área em Bruno Moraes. Gilberto foi para cobrança e marcou o segundo da Portuguesa. O clube paulista continuou pressionando. Teve chance de ampliar o placar com o atacante Gilberto, mas ele, livre na pequena área, cabeceou para fora. Alívio para os torcedores atleticanos presentes no Canindé.
Veio a segunda etapa, e, em desvantagem, o Furacão voltou a todo vapor. Com a alteração de Vagner Mancini, trocando o volante Juninho pelo meia Elias, o Atlético buscava a vitória. A situação melhorou para os paranaenses, quando Souza recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Com um a menos, a Lusa se fechou. Mancini fez outra alteração: Dellatorre por Edérson. E a troca funcionou. Dellatorre marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra após receber cruzamento da esquerda de Marcelo, 2 a 2.
Buscando a todo custo os três pontos e com um a mais em campo, o Atlético partiu para o ataque. Elias, Marcelo, Paulo Baier e Dellatorre faziam boas jogadas, mas o gol da vitória não saía. As bolas paradas também levavam perigo. Luiz Alberto colocou o Rubro-Negro na frente, mas, antes de concluir, fez falta e o juiz anulou o gol. Depois de tentar muito, o gol da vitória veio aos 47 minutos, com o lateral-direito Léo. Ele fez boa jogada, chutou em direção à meta do goleiro Lauro, a bola desviou na zaga portuguesa e foi morrer nas redes. Vitória sofrida que tirou o Furacão da zona de rebaixamento e quebrou o tabu de jamais ter vencido a Portuguesa no Canindé.
Com a vitória, o Atlético é o 16ª colocado na tabela, com dez pontos - duas vitórias, quatro empates e três derrotas. Na quarta-feira (31), o Furacão enfrenta o Atlético-MG, às 19h30, no Independência. No mesmo dia, a Lusa recebe o Criciúma, às 19h30, no Canindé.
Ficha técnica da partida:
Portuguesa 2 a 3 Atlético Paranaense
Campeonato Brasileiro - 9ª Rodada
Data: 27/07/2013
Horário: 18h30
Local: Canindé, São Paulo (SP)
Árbitro: Fabricio Neves Correa (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Neuza Ines Back (SC)
Portuguesa:
Lauro; Correa, Moisés, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Gilberto (Matheus, 87 min.), Bruno Henrique e Souza; Bruno (Neilson, 74 min.) e Cañete (Jean Mota, 62 min.). Técnico: Edson Pimenta.
Atlético Paranaense:
Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva, Juninho (Elias - intervalo), Zezinho e Paulo Baier (Jonas, 95 min.); Marcelo e Ederson (Dellatore, 58 min.). Técnico: Vagner Mancini.
Gols: Manoel, Dellatorre e Léo (Atlético Paranaense); Moisés e Gilberto (Portuguesa).
Cartões Amarelos: Manoel e Luiz Alberto (Atlético Paranaense); Souza e Rogério (Portuguesa)
Cartão Vermelho: Souza (Portuguesa)
Público: 1.458 pagantes
Renda: R$ 37.070,00
Por: @luanakaseker
Renda: R$ 37.070,00
Por: @luanakaseker