domingo, 24 de abril de 2016

HOJE É DIA DE TAÇA PARANÁ!

Em 2015, a taça ficou com o Fanático
Principal competição de futebol amador do estado, a Taça Paraná, começa neste domingo (24). Em seu 53º ano de atividade, o campeonato terá apenas quatro clubes buscando a título, assim como no ano de 2013. O Santa Quitéria, o Internacional, o Fanático e o Jatobá são os participantes nesta edição. Quem sagrar-se campeão representará o estado no Campeonato Sul-Brasileiro de Futebol Amador.

O Santa Quitéria é o representante da capital no torneio. Campeão da Suburbana na temporada passada, o time verde e amarelo buscará seu primeiro título da competição. 

Internacional e Fanático vão representar o município de Campo Largo, localizado na região metropolitana de Curitiba. Ambos são veteranos em Taça Paraná: o Alvinegro possui seis títulos do campeonato, e o rival, sete. O Fanático, inclusive, é o atual campeão da Taça Paraná. 

Outro clube apto a disputar o torneio é o Jatobá, que foi campeão do amador de Araucária. Caso conquiste o título, o Jatobá será o primeiro represente do município a levantar o caneco da Taça Paraná. O Combate Barreirinha também estava dentro das regularidades para disputar o campeonato, mas decidiu não participar. Ele foi campeão da Série B da Suburbana em 2015.

Criada em 1964 pelo Capitão Hugo Weber, na gestão de José Milani, a Taça Paraná, que é organizada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), tem o objetivo de reunir todos os campeões da ligas amadores de Curitiba, região metropolitana, litoral e do interior.

Em 1999, a competição bateu o recorde de participantes, com 88 clubes disputando o título. Esses números, porém, ficaram para trás. Por irregularidades, desinteresses, despesas e diversos outros fatores, o torneio vem perdendo espaço no meio amador e, desde 2009, não recebe mais que 13 equipes.

Formato de disputa: 

A Taça Paraná 2016 começa neste domingo, com todas as partidas iniciando às 15h30. Serão disputados seis jogos na primeira fase (turno e returno) e os dois melhores colocados avançam à final. Para saber quem fica com o título, serão realizadas duas partidas, também de ida e volta.

O primeiro colocado na primeira fase tem a vantagem de disputar a segunda partida em casa e jogar por dois resultados iguais nas finais. Ou seja, se um time vencer por 1 a 0 e, na volta, o adversário vencer pelo mesmo resultado, o campeão será aquele que terminou a primeira fase em primeiro lugar. Os treinadores poderão fazer seis substituições, mas apenas em três oportunidades jogo, sem contar o intervalo. 

Confira as partidas deste domingo (24), às 15h30:

Santa Quitéria x Internacional
Estádio Maurício Fruet, em Curitiba.

Fanático x Jatobá
Estádio Ângelo Antônio Cavalli, Campo Largo.

Equipe Gol de Pauta
Por Luana Kaseker