quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

OS POSSÍVEIS GRUPOS DA LIBERTADORES 2014

Ocorre na noite desta quinta-feira (12), às 22h na sede da Conmebol no Paraguai, o sorteio dos grupos da Copa Bridgestone Libertadores 2014. Das 38 equipes que disputarão o torneio 32 já estão definidas. Antes do início da competição, 12 times disputam seis vagas na fase de pré-libertadores para entrarem nos grupos do torneio.

O sorteio é semelhante ao da Copa do Mundo. As equipes são divididas em quatro potes e formarão oito grupos com quatro times cada. A diferença fica por conta da fase pré-libertadores. Antes do sorteio dos grupos, seis confrontos serão sorteados e integrarão o pote número 4.

AS EQUIPES

As 11 confederações da Conmebol já possuem quase todas as equipes classificadas. Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela já definiram seus classificados. Na Argentina resta uma vaga, que deve ser do River Plate por causa do título do Lanus na Copa Sulamericana. No Peru, Real Garciliaso e Universitario estão classificados, porém não sabem suas posições.


FASE PRÉ-LIBERTADORES

12 equipes ainda terão que vencer um confronto para entrar nos grupos da Libertadores 2014. Os times que disputarão esta fase estarão divididos em dois potes. Um deles contém os times das melhores confederações na última Libertadores (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). No outro estão os clubes das demais federações (México, Peru, Bolívia, Chile, Equador e Venezuela). Os times disputarão uma vaga em jogos de ida e volta.

OS POTES

Os integrantes do Pote 1 são os cabeças de chave. Brasil e Argentina possuem duas equipes cada nesse pote e Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai completam com o time um de seus campeonatos. O Pote 2 é composto pelas equipes um e dois das Confederações que não possuem times como cabeça de chave (Colômbia, Equador, Peru e Venezuela). No Pote 3 estão os times três e quatro de Brasil e Argentina, além das equipes dois da Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por fim, no Pote 4 estão os dois representantes mexicanos além dos seis times que passarão da fase de pré-libertadores. Assim divididos:


OBSERVAÇÃO

Existe a regra de que times do Pote 3 não entram em grupos encabeçados por times do mesmo país. Quem vier da Pré-Libertadores, no entanto, pode entrar em qualquer grupo. Este é o modelo utilizado pela Conmebol, porém mudanças podem ser realizadas. Como aconteceu com a LDU no ano passado.


Está postagem é apenas um guia para o sorteio de logo mais, mudanças podem acontecer e o escrito aqui não é uma verdade absoluta.