terça-feira, 2 de julho de 2013

E o terceiro lugar vai para...

Itália e Uruguai se enfrentaram na tarde de domingo (30), na Arena Fonte Nova. Os italianos venceram os uruguaios nos pênaltis e ficaram com o terceiro lugar da Copa das Confederações. As seleções empataram em 2 x 2 no tempo regulamentar e, na prorrogação, a vitória italiana veio nos pênaltis, 3 x 2.

Italianos comemoram o terceiro lugar
 Foto: Agência AP
Para quem diz que terceiro lugar não vale nada, é porque não assistiu ao duelo das seleções italiana e uruguaia. A partida foi disputada desde os minutos iniciais. O calor de quase 30 graus da Bahia era o grande "inimigo" das seleções. A Itália vinha de um jogo de 120 minutos contra a Espanha. Cansados, os italianos tocavam e administravam a posse de bola. E foi dessa forma, tocando a bola, que a Azzurra arranjou uma falta próxima à grande área. Diamanti foi para bola, acertou o travessão, a bola bateu nas costas do goleiro Muslera e foi para o gol com uma ajudinha do zagueiro italiano Astori. Há quem diga que o gol foi de Diamanti, mas o chip implantado na bola denunciou que a bola só entrou por completa depois de Astori chutar para o gol. 23 minutos e 1 x 0 para a Itália. A partida continuou disputada, mas o primeiro tempo terminou assim.

O empate da seleção Celeste veio nos primeiros minutos da etapa final. O ataque uruguaio finalmente funcionou. E, após troca de passes entre Suárez e Cavani, o camisa 21 empatou a partida, 1 x 1. A partir daí o Uruguai melhorou, Fórlan teve duas chances de virar o placar, mas parou em Buffon. E quem marcou o segundo foi a Itália. Diamanti cobrou falta com perfeição e desta vez a bola foi direto balançar as redes do goleiro Celeste, 2 x 1. Os uruguaios não desistiam e cinco minutos depois empataram novamente a partida. Assim como os italianos, o gol do empate uruguaio foi de falta, e quem marcou foi ele, Cavani. Segundo dele e segundo do Uruguai, 2 x 2. Veio o apito final e a certeza que teríamos mais 30 minutos de partida. O desgaste dos jogadores era visível. 

Na prorrogação, quem teve mais fôlego foram os uruguaios. Suárez deu o ritmo, sofreu pênalti - não marcado pelo árbitro - discutiu com os zagueiros italianos, expulsou Montolivo e ainda perdeu a chance de marcar. Os 30 minutos complementares continuaram como os 90 minutos normais, 2 x 2. Com este placar, a decisão foi para os pênaltis e a Itália levou a melhor, com destaque para o goleiro Buffon. O ídolo italiano defendeu três dos cinco pênaltis uruguaios. Cavani e Suárez converteram. Fórlan, Cáceres e Gargano pararam em Buffon. Do lado italiano, Aquilani, El Shaarawy fizeram, já Sciglio chutou para fora. A vitória, então, ficou com a Itália que venceu por 3 x 2 nos pênaltis o Uruguai, e ficou com a medalha de terceira colocada da Copa das Confederações 2013.

Buffon defendeu 3 dos 5 pênaltis uruguaios e foi o herói da partida
AFP

Para a Copa do Mundo 2014, as seleções ainda disputam as eliminatórias. O Uruguai está em situação complicada, pois é quinto colocado nas eliminatórias sul-americanas, posição que leva a seleção para a repescagem. Já a Itália, está em uma situação mais tranquila, é líder do grupo B das eliminatórias europeias e está 4 pontos na frente da segunda colocada Bulgária. 


Confira os pênaltis:




Por: @luanakaseker