quarta-feira, 3 de julho de 2013

Sorteio Copa Sul-Americana 2013

A Copa Sul-Americana é o segundo torneio mais importante organizado pela Conmebol. A competição, que acontece no segundo semestre do ano, passou a ter maior reconhecimento dos clubes quando começou a premiar o vencedor com uma vaga na edição seguinte da Copa Libertadores da América. O campeão também disputa a Recopa Sul-Americana e a Copa Suruga Bank, no Japão.

O sorteio da edição de 2013 foi realizado nesta quarta feira (03), em Buenos Aires. Todas as oito federações já definiram seus representantes. Exceto o Brasil. Três clubes brasileiros já estão garantidos: São Paulo (atual campeão, entra nas oitavas de final), Náutico e Coritiba. Restam seis vagas brasileiras que serão preenchidas pelos clubes de melhor classificação no Campeonato Brasileiro de 2012 e que forem eliminados antes da 4ª fase da Copa do Brasil 2013.

A ordem dos clubes brasileiros que podem entrar na competição é esta: Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Ponte Preta, Náutico (classificado), Coritiba (classificado), Bahia, Portuguesa, Goiás, Criciúma, Atlético-PR, Vitória, Sport, Atlético-GO e Figueirense. Os oito melhores nesta ordem que forem eliminados até a 4ª fase da Copa do Brasil disputam o torneio, que começa dia 30 de julho.

Os confrontos brasileiros acontecem na segunda fase da Copa Sul-Americana. Como as vagas ainda não estão definidas, os duelos estão numerados como Brasil 8 Vs Brasil 1, Brasil 7 Vs Brasil 2, Brasil 6 Vs Brasil 3 e Brasil 5 Vs Brasil 4. Os quatro melhores brasileiros decidem a vaga em casa.

Tabela completa da Copa Sul-Americana 2013

O Coritiba já está classificado, porém, ainda não sabe sua posição. Como ficou atrás do Náutico na série A do ano passado, o Coxa já sabe que não poderá ser o Brasil 1, todas as outras posições são possíveis para o alviverde paranaense. Bahia, Portuguesa, Vitória e Sport já foram eliminados da Copa do Brasil e, agora, torcem para que os clubes que estão na frente avancem na competição nacional, para garantirem uma vaga no torneio sul-americano.